Preparação de potros

Preparação de potros para venda

A evolução genética associada às técnicas de preparação, treinamento e nutrição dos animais são imprescindíveis quando se pretende obter um animal de alta performance.
O processo de reconhecer e selecionar um animal de qualidade, programar sua preparação requer técnica, atenção e sensibilidade aos olhos.
A intenção de preparar um animal para ser vendido precisa ter um único objetivo: “O novo proprietário e criador quer ter um bom produto em suas mãos.”.
A partir do momento em que se escolhe o animal a ser preparado para a venda, o papel do treinador e do tratador torna-se fundamental.
A parte alimentar a qual esses animais terão deve ser feita com muito cuidado, é preciso ressaltar que a quantidade de Proteína Bruta deve ser perfeitamente balanceada para animais em crescimento, neste caso encontra-se hoje no mercado rações comerciais específicas para essa fase da vida.
Potros iniciam sua suplementação com concentrado a partir de seus três meses de vida, justificado pelo início de queda de produção de leite da égua. A forma como será administrada essa ração fica a critério do criador, as melhores formas que têm sido recomendadas são o sistema lanchonete ou creep feeding.
No creep, as éguas são agrupadas em pequenos lotes considerando a idade e escore corporal dos potros, proporcionando uma menor concorrência entre os mesmos no momento do fornecimento do alimento. A quantidade fornecida varia de 1,5% a 2% do peso vivo.
O desmame deverá ocorrer entre o quinto e o sexto mês de vida. Nesta fase, os animais deverão receber suplementação no sistema lanchonete, o qual proporciona uma alimentação individualizada evitando, assim, a concorrência de animais que podem deixar de comer a quantidade necessária.
A formulação do concentrado nos meses iniciais é a mesma utilizada até o animal completar 12 meses. A quantidade fornecida varia para cada animal, mas tem como base os 1,5% do peso.
Todos os animais, independente de idade, devem obter volumoso à vontade (feno ou capim). A indicação é de 70% volumoso e 30% concentrado.
Após feito o desmame e dieta adequada para exigência de cada animal é indicado o trabalho de preparação do animal para a venda. Todos os animais passam por um processo de preparação, como serão seus exercícios diários, já que ficarão em baias individualizadas.
Os animais ainda não estão em fase de doma, porém precisam se exercitar para garantir massa muscular, ossos e articulações sadias. A indicação que fazemos é de soltar os animais em piquete aproximadamente 01 hora por dia, sendo assim, eles podem correr e exercitar-se livremente. Lembrando que nesse piquete deve-se obter água à vontade e sal mineral à vontade em cochos de fácil acesso.
Cada animal tem a sua particularidade, principalmente equinos são bem específicos de acordo com exigências nutricionais. Em protocolo geral, fazemos indicação da suplementação em fase terminal de preparação do animal para venda:

1. M Bran Horse (indicação de 800g/dia) pode ser divididos em 2 ou 3 tratos, de acordo com a prática utilizada na propriedade (retira-se 800g de ração e adiciona o produto).
Concentrado energético 100% extrusado, com alta concentração de Extrato Etéreo, Energia Metabolizável, Gama Orizanol, possui 15% de PB, dentre outros aminoácidos, minerais e O M Bran Horse fornece energia para o animal ajudando no processo de massa muscular e ganho de peso rápido.

Disponível para compra em: http://www.tudovet.com.br/m-bran-horse-25-kg.html

2. CS EQUUS (indicação 8ml/dia) podendo ser administrado oral ou na ração.
Produto com veículo em gel, composto por ômegas 3, 6, 9, responsáveis por agir na parte da pelagem do animal (pelo, cauda e crina), promovendo um aspecto de brilho.
Associado com Vitamina A que ajuda no processo de crescimento de cauda e crina.
Cs Equus também possui altas concentrações de Biotina, responsável pelo crescimento e fortalecimento dos cascos.
Esse protocolo tem sido utilizado em filhos de grandes campeões que os haras têm proporcionado à venda. Lembrando que cada animal possui sua particularidade e deve-se sempre avaliar a parte óssea e articular para que não haja sobrepeso a fim de comprometer a parte locomotora.
Procure sempre ajuda de um profissional para execução de protocolos individualizados, com genética, dieta adequada e suplementação conseguimos ótimos resultados.

Disponível para compra em: http://www.tudovet.com.br/cs-equus-1-litro.html

Fernanda Formigoni
Laboratórios Vitamínicos e Zootécnicos- LAVIZOO
e-mail: formigoniabc@hotmail.com